segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Portfólio

Inicialmente destaco duas iniciativas: A primeira, das multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE - Ceilândia), em se disporem e irem pessoalmente às escolas para ministrar Oficinas de Capacitação aos professores, em especial a Escola Classe 35 de Ceilândia. Daí que surgiu meu interesse em se inscrever e participar do curso de Introdução à Educação Digital o qual integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado. E a segunda, da Secretaria de Educação a Distância – Seed/MEC em promovê-lo voltado à formação de professores e gestores da educação básica, visando à inclusão digital e social. É composto por três módulos: 1º – Introdução à Educação Digital; 2º – Elaboração de Projetos e 3º – Tecnologias na Educação: Ensinado e aprendendo com as TIC. Sendo um grande desafio e uma longa caminhada para todos os cursistas.
Durante a realização do 1º Módulo (Introdução à Educação Digital), atividades foram desenvolvidas como: leituras complementares, encontros presenciais, registro no Diário de Bordo e Fóruns de participação; pude contribuir, trocar experiências, aprender, ampliar e repassar conhecimentos acerca das tecnologias no cotidiano, os desafios à inclusão digital, bem como sobre a rede mundial de computadores, mais conhecida como Internet, a qual oferece inúmeros serviços como: navegação pela web movendo-se de uma página para outra seguindo links, websites disponíveis nos auxiliando em pesquisas - Google, Wikipédia, YouTube - dentre outros. Pude também, desenvolver uma cultura de uso e refletir acerca das TICs, analisar e vivenciar aspectos importantes para o fazer pedagógico, contando com ferramentas tecnológicas como aliadas ao processo ensino e aprendizagem. Percebi que tudo isso requer alguns cuidados primordiais quanto à segurança na rede. Outra ferramenta muito utilizada na vida de muitos profissionais, inclusive de alguns professores da escola em que atuo, é a interatividade por meio dos blogs sendo também mais um recurso pedagógico. Apesar de não demandar para sua criação e utilização conhecimentos especializados em informática, admito que ainda demonstro algumas dificuldades para interagir com ele. Destaco também, a importância da ferramenta de elaboração e edição de textos, criação de planilhas de cálculos e apresentação de slides; a cooperação ou interação na rede por meio do diálogo, (chat, e-mail, fóruns de discussões, redes sociais), muito úteis na nossa prática diária. Neste contexto, o ProInfo Integrado tem me oportunizado auxiliar os professores, principalmente, da Educação Infantil no planejamento das atividades, bem como outros segmentos da escola em que atuo a utilizar de forma adequada o Laboratório de Informática. O qual está em funcionamento todos os dias, exceto às quartas-feiras (coordenações coletivas), vale ressaltar que cada segmento está utilizando seguindo o cronograma de horário 1 hora para cada.
Destaco o 2º Módulo (Elaboração de Projetos) iniciado com o texto Projeto de Vida, o qual propiciou um aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e sua especificidade no contexto escolar fazendo um resgate histórico puderam-se conhecer as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Bem como, pode-se refletir sobre a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias existentes na escola. Proporcionou ainda, a evolução da prática pedagógica, com a criação em grupo de mapas conceituais, visando à aplicação destes saberes. Posso afirmar que no decorrer da realização deste, houve melhora significativa nos processos de ensino e aprendizagem por meio do uso crítico e criativo das tecnologias da informação e da comunicação na escola em que atuo. Houve outro momento também muito importante e desafiador, a criação e divulgação da Webquest ferramenta até então, desconhecida por mim. Foi muito interessante a publicação e o relato da experiência no ambiente e-proinfo, tendo em vista que cada cursista direcionou seu trabalho para um tema de interesse o que de fato percebeu-se criatividade e diversidade.
Em relação ao 3º Módulo (Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC), fez-me refletir o papel que exerço enquanto professor e aprendiz, como me sinto diante de uma situação nova, como lido com as inovações que chegam à escola e como a escola vem lidando com as novas TICs... De fato, reconheço que para alcançar o que foi refletido requer uma reconstrução da prática pedagógica diária, estando em constante interação com o meio e com os pares ao longo da vida. Daí vejo a importância das interações e de situações que promovam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento. Sabe-se que as tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto escolar, sendo assim, pude refletir sobre o porquê e para quê utilizar essas Tecnologias na Educação, bem como as mudanças que elas possibilitam em minha trajetória pessoal e profissional. Contudo, é preciso saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Constatei também, que ao planejar estratégias de ensino e aprendizagem com a equipe de professores da Educação Infantil é fundamental integrar os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Sendo assim, percebe-se que são criadas situações de aprendizagem significativa permitindo aos alunos maior autonomia, curiosidade, criatividade e trabalho colaborativo, o que resulta a construção dos conhecimentos e habilidades esperados a este segmento escolar.
Enfim, a realização deste curso de Introdução à Educação Digital foi imprescindível contribuindo de forma significa para a minha inclusão digital buscando me familiarizar, motivar e preparar para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores, levando-me a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e principalmente em minha prática pedagógica.
Encerro aqui na esperança de que por meio das discussões, participações nos fóruns, realização das atividades propostas no ambiente virtual, leituras complementares, reflexões sobre a prática, encontros presenciais... que todo aprendizado até aqui conquistado se torne um marco em nossa vida pessoal e profissional, que possamos desenvolver uma atitude positiva e de crença na capacidade de aprender sempre fazendo diferença na escola em atuamos.
Não posso deixar de agradecer a Tutora Sandra Campelo que com muito respeito, amor, compromisso, dedicação, disposição, apoio, incentivo... Proporcionou momentos de interação e de busca pelo prazer em aprender, a você, Sandra Campelo, Muito Obrigada!!!
Os desafios foram grandes, mas, certamente, as conquistas e a certeza de que estamos avançando são muito maiores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário